Para praticar ao ar livre

Se você ainda não encontrou o exercício ideal ou não quer investir na matrícula da academia, que tal começar com atividades simples e que não dependem de uma estrutura física?!

Pular Corda – Gasto calórico: 350 por 30 minutos

Quem nunca pulou corda quando criança, não sabe o que perdeu. Além de divertido, pular corda é uma excelente atividade na luta contra as gordurinhas.

O exercício é simples, mas exige condicionamento para executar. Queima muitas calorias, fortalece os músculos das pernas, braços e core (abdômen + lombar), ajuda no equilíbrio e é um ótimo exercício cardiovascular.

Restrições: Pessoas com sobrepeso ou problemas nos joelhos, quadris e tornozelos devem evitar por conta do impacto causado nas articulações.

Corrida – Gasto calórico: 310 por 30 minutos

Correr é uma das atividades mais eficientes para perder peso com saúde. A atividade acelera o metabolismo, queima os estoques de gordura e estimula o funcionamento das glândulas linfáticas.

Ainda mais simples do que pular corda, para virar um corredor (a) é necessário apenas força de vontade e dedicação. Para os mais competitivos, a corrida ainda funciona como desafio é só estipular metas (tempo/ distância) a cada treino.

Andar de bicicleta – Gasto calórico: 126 por 30 minutos

Quem mora em São Paulo, viu que as ciclo faixas estão ganhando espaço pelas ruas. Para quem gosta de pedalar e não quer se aventurar no transito, ainda tem a opções dos parques e da ciclovia. E aqui não vale a desculpa de não ter uma bicicleta, nos parques e em alguns pontos do metro próximo a ciclovia tem bicicletas para alugar.

A atividade além de simples é relaxante, ótima para fugir do estres do dia a dia.

E por fim, mas não menos importante…

Caminhada – Gasto calórico: 189 por 30 minutos

De todos os exercícios, a caminha é a mais fácil de todas =) Sem contar que é uma atividade que executamos o tempo todo. A única diferença é que como atividade física a caminhada é feita em ritmo acelerado. 30 minutos 03 vezes por semana é suficiente para ver os primeiros resultados.

Simples neh?! Nenhuma das atividades tem restrição de idade e a média calórica foi calculada considerando uma pessoa de 60kg.

Alguns dos benefícios que essas atividades trazem:

  • reduz o  peso corporal
  • melhora o  nível de colesterol
  • aumenta a  capacidade cardiorrespiratória (reduz os riscos de infarto)
  • melhora a  função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que  circulam pelo corpo
  • melhora a  qualidade do sono
  • melhora a  auto-estima
  • aumenta o  condicionamento físico
  • proporciona  sensação de bem-estar
  • diminui o  estresse e melhora a depressão

Agora acho que não tem mais desculpas para continuar sedentária e esparramada no sofá.

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