O Açúcar.

Acho que não há dúvidas que para a maioria das mulheres o açúcar é o maior vilão das dietas. Principalmente para acalmar os nervos durante a TPM.

Açúcar : termo genérico para carboidrato cristalizado, comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose. A principal característica é o seu sabor adocicado.

Os tipos:

Orgânico: diferente de todos os outros tipos de açúcar porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante;

Light: Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar;

Refinado: Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais mineirais, deixando apenas as calorias (sem nutrientes);

Mascavo: açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais.

Cristal: É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que reira “só” 90% dos sais mineirais.

Demerada: seus grãos são morrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo

Adoçantes ou edulcorantes são substâncias de baixo ou inexistente valor energético que proporcionam a um alimento o gosto doce.

As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. Quanto mais escuro, mais vitaminas e sais minerais na composição.

O ideal é reduzir o consumo, mas se não tiver jeito, que tal tornar as guloseimas mais saudáveis trocando o tipo de açúcar? Claro que existe uma diferença no sabor, mas isso é questão de tempo e dedicação para acostumar o paladar e ser FELIZ =)

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s